ABISMO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ABISMO

Campanha de Dungeons&Dragons
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação)

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Mirallatos
Admin
Mirallatos


Número de Mensagens : 437
Pontos : 223
Data de inscrição : 27/03/2008
Idade : 39
Localização : Profundezas da Colina dos Corvos

Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Empty
MensagemAssunto: Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação)   Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 11:19 am

Como mestre há muita coisa frustra durante a execução de uma aventura. Outras são mais trabalhosas e excitantes. O penúltimo combate foi trabalhoso, mas nem tanto empolgante. Contudo este último está sendo os dois. Bom, quando eu criei a masmorra, jamais pensei em simplesmente criar locais para vocês invadirem. O que posso assegurar é: uso da ação e reação.

Ontem percebi que vocês se intimidaram no jogo, não sei se por medo de perder o personagem ou puramente por estratégia. Eu acho que pelos dois.

Agora esqueçam que sou mestre e me considerem um jogador.

Naquela situação eu fiz uma leitura diferente do jogo. A toda hora eu me perguntava porque diabos vocês não se separam, e sim ficaram aglomerados naquele corredor esperando uma magia de área. Tava muito fácil pegar todo mundo junto ali.

Eu me perguntei porque o Oldur não partiu para um combate corporal junto com o Thormould, tendo na segunda linha o Garra e o Phalanx. Porque o Auran não jogou área escorregadia num arco, ou poeira ofuscante num arqueiro? Porque o Elrohir não atacou os arqueiros...?

Muitas perguntas.

Por outro lado, gostei da atuação de vocês enquanto grupo. Ta fluindo bem. Se outras vezes o Phalanx partiu para combate e deixou a desejar com as curas, dessa vez ele deu um ótimo suporte para o grupo. Ta usando Buff, e se movimento coerentemente no GRID. Todas as vezes que alguém precisou de cura, o Phalanx estava por perto.

O Oldur anda com sangue frio até demais, mudou um cado. Antes ele descia o sarrafo, agora nem entra em fúria. Mas apesar desse detalhe, ele anda dando conta do recado com maestria. Só que o lagarto tá com um feeling muito mais de guerreiro defensor do que agressor. Pode ser um análise errônea, mas foi o que senti.

O Elrohir fez o papel dele, na medida do possível. Tanto em combate como fora. Aliás, vale ressaltar que ele agiu bem como batedor e garantiu uma vantagem mal aproveitada pelo grupo. Minha crítica fica quanto aos combates. Ele é quem melhor se move no GRID, e tira proveito disso. Então, antes de ter entrado naquela sala dando pirueta, ele devia ter considerado o que faria lá e como faria também. Eu, teria feito o mesmo, mas não teria disparado com arco na primeira chance que tive, e sim corrido para trás do balcão, perto fogão. Eu achei que ele faria isso.Fica a experiência.

O Auran muda durante o combate. Rola um pouco de Metagame com o Danilo, o que é normal até certo ponto. O mago anda atuando com que Q de disable, o que foi muito útil para os colegas. Mas para efeitos práticos, nem sempre ficar atrás é uma vantagem para quem precisa ver pontos estratégicos no grid. A minha sincera opinião é que, apesar do jogo inteligente, falta um pouquinho mais de ousadia nele. Enfim, fazendo também justiça, nas ações que ele pouco pôde fazer pelo combate, usou Bênção. Ponto pra ele.

No mais, é muito difícil jogar decentemente com o druida, porque tenho que me concentrar em muitas outras coisas. Mas ele têm ajudado bastante vocês e por enquanto continua no jogo. Por falar no jogo, faço um autocrítica,percebi nessa última seção que ando me tornando previsível. Apesar de projetar encontros difíceis e estratégicos, ando repetitivo em algumas coisas. Talvez porque vocês já me conhecem.

Há também a dificuldade em controlar PC's e NPC's. Sei que é difícil todo mundo comparecer no jogo todas as vezes, mas futuramente vou remediar isso...
Ir para o topo Ir para baixo
http://abismorpg.blogspot.com
Auran

Auran


Número de Mensagens : 376
Pontos : 125
Data de inscrição : 16/05/2008
Idade : 39

Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Empty
MensagemAssunto: Re: Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação)   Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 1:40 pm

Não é normal se intimidar em uma situação como aquela? Existe um limite tênue entre a heroísmo e o suicídio.
Nossos personagens vêm descendo aquela masmorra a semanas, estão cansados e com recursos exauridos. Além disso encontramos inimigos preparados para o combate, inimigos estes que claramente são muito poderosos. Não é qualquer um que tem cacife para operar portais, ter uma piscina de fogo com corpos empalados espalhados em volta, cavar tão fundo na terra, comandar cerca de 20 homens, estar num lugar que provavelmente deu origem a toda a praga... E tudo isso em uma colina que fica no meio de um rio amaldiçoado.

Claro que esperávamos por algo parecido, os personagens estão se arriscando para encontrar a cura, e, ao menos o meu personagem, está tentando descobrir a verdade por trás da praga (não acredita mais que deter SÓ a praga vai salvar alguém). Mas não faz sentido entrar em um combate desfavorável se uma reformulação ou uma definição de estratégia pode torna-lo favorável. Isso é um pensamento MEU (Danilo) que também é do Auran.

Com certeza poderíamos vencer aquele combate. Mas não ser perder aliados no processo. Recuando nós conhecemos um pouco de nossos inimigos e suas condições:
Que tipo de vilões eles seriam? Será que a única coisa naquele lugar que vale defender está naquela sala e eles não sairão de lá? Teriam eles a confiança de nos caçar deixando a arapuca e lutando de igual para igual, ou mesmo, nos concedendo a vantagem? Isso é respondido pela comportamento deles a partir de agora.
Recuar também fez com que eles gastassem recursos valiosos (pergaminhos) inútilmente. No mínimo acho divertido imaginar o inimigo fodão se explicando ao demônio invocado -" Tinha inimigos aqui mas eles fugiram"...

Recuar e planejar uma batalha pode ser menos emocionante, mas não menos recompensador.

Quanto nossa eficiência no jogo devo admitir que eu faria muito melhor naquele combate truncado, se tivesse pedido licença para o garra na primeira rodada e na segunda usado poeira ofuscante. Isso é algo que mais uma vez me desaponta e dizer que era algo que o Auran, certo de que sua magia ajudaria muito mais do que a do garra, faria e eu não fiz.

Pelo menos posso dizer que aprendemos muito com esse combate, e isso conta como ponto de experiência também. Tanto para nós como personagens, como para você. Infelizmente o tempo foi curto tivemos que parar, mas seria muito bom ver como você administraria a situação do combate saindo do "esperado".
Ir para o topo Ir para baixo
Phalanx

Phalanx


Número de Mensagens : 219
Pontos : 87
Data de inscrição : 16/05/2008

Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Empty
MensagemAssunto: Re: Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação)   Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 8:21 pm

Eu não sei quanto a vcs, mas todos os combates eu analiso variáveis, possibilidades e estratégias e meu jogo é 100% metajogo. Isso é errado? Talvez, mas d&d não passa de um jogo de estratégia quando começamos uma batalha, com um pouco mais de requinte.

Se eu analisar que não temos chance em um combate meu personagem fará de tudo para que seus companheiros recuem, bom eu jogo com vcs a 8 anos e meu jeito de jogar não é nenhuma novidade. (vide Argnus, Axedurfall, etc...)

Além do mais eu lembro bem de ter falado antes de entrarmos na masmorra: "Warlord mode on."

Justificando eu acho, meu clérigo atuou menos como clérigo healler/buffer, por que eu estava viciado no jogo de paragon.


acho que é só.
Ir para o topo Ir para baixo
Oldul

Oldul


Número de Mensagens : 460
Pontos : 227
Data de inscrição : 17/05/2008

Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Empty
MensagemAssunto: Re: Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação)   Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Icon_minitimeTer Nov 04, 2008 4:30 pm

uahuahauh eu tb tenho uma visão metajogo, mas ela fica em segundo plano, a visão que prevalece é a visão do oldul, e sim, oldul está segurando um pouco o braço nos momentos que ele julga necessário, isso é reflexo da sua convivência com o grupo q esta fazendo dele um individuo um pouco mais racional, sua bestialidade ainda está lá, mas não mais da forma desenfreada de antigamente, essas coisas se refletem no nivel de guerreiro q ele adquiriu e nas atitudes do mesmo, no combate, após todo esse tempo de convivência com seus companheiros, oldul aprendeu a seguir um pouco as lideranças, porém ele ainda está um pouco confuso, ele reconheçe no grupo dois lideres, Phalanx e Auran, com a balança pendendo um pouco para Phalanx por causa dele estar mais proximo de um combatente do q Auran (mas ele não despreza a força dos mago nas artes arcanas, como fazia o meu outro bárbaro, o Korn, q simplesmente não confiava em nada q vinha da magia, ele reconheçe seu valor)

no ultimo combate, eu como jogador me frustrei um pouco pq queria cair na porrada, porém, por tudo isso q eu descrevi aqui acima e mais pelo fato do oldul estar sem furia (visão meta jogo on - foi por isso q eu nao queria ter usado a furia no combate passado), mais o fato de estarmos cansados (os jogadores e pjs tb) e tb por concordar com a visão do danilo (pq sempre a gente tem q cair na armadilha dos inimigos???) é q eu recuei e segui com a estratégia do grupo
Ir para o topo Ir para baixo
Mirallatos
Admin
Mirallatos


Número de Mensagens : 437
Pontos : 223
Data de inscrição : 27/03/2008
Idade : 39
Localização : Profundezas da Colina dos Corvos

Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Empty
MensagemAssunto: Re: Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação)   Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Icon_minitimeQua Nov 05, 2008 11:32 am

Só há pequenos detalhes que devem ser levado em consideração no Metajogo: não há lógica. Porque jogo estratégico está ligado umbilicalmente às regras, ou seja, tanto eu como mestre quanto vocês enquanto jogadores farão ações dentro do que a regra prevê.

Mas nem sempre isso acontece, algumas vezes senti que vocês queriam ganhar algumas vantagens usando a lógica, ou num bom português: no grito. Por exemplo, quando o Leo queria desconsiderar a CA do soldado porque a Arma Espiritual atacava pelas costas. Ora veja, dentro da lógica o NPC estaria em mals bocados, mas pelas regras ele se esquivava e bloqueava. Ou seja, a partir do momento que você entra na regra, nada de alegações quanto à lógica.

Outro exemplo claro disso está na Evasão. Cara, não existe lógica alguma no uso desta habilidade, pois segundo o livro do mestre, o personagem simplesmente evita o dano. O mais curioso é que a miniatura continua no mesmo quadradinho do GRID.

Resumindo, o metajogo, ou a estratégia, tendem muito mais a tornar tudo mecânico. Particularmente eu não acho isso ruim, porque estamos falando de um jogo. Porém, perdemos o que há de mais bonito no que diz respeito ao herói: Ousadia.

Conan só é quem é pela ousadia.

Legolas só arranca admiração pela ousadia.

A morte do Boromir só foi bonita devido à estupidez dele.
Ir para o topo Ir para baixo
http://abismorpg.blogspot.com
Auran

Auran


Número de Mensagens : 376
Pontos : 125
Data de inscrição : 16/05/2008
Idade : 39

Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Empty
MensagemAssunto: Re: Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação)   Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Icon_minitimeQua Nov 05, 2008 2:13 pm

Eu não tentei ganhar vantagem nenhuma ^^

Estes não são os únicos heróis que existem. Vai me dizer que Gandalf é sem graça? ou que Aragorn e suas estratégias de combate não são heróicas?

Entendo perfeitamente o que quer dizer com heroísmo. Mas não pense que fizemos aquilo apenas por meta jogo. Não está nem perto disso.

Tanta tempestade por causa de uma vez que recuamos me incomoda um pouco. Isso por acaso desmerece ou apaga todas as ações temerárias até agora?
Ir para o topo Ir para baixo
Mirallatos
Admin
Mirallatos


Número de Mensagens : 437
Pontos : 223
Data de inscrição : 27/03/2008
Idade : 39
Localização : Profundezas da Colina dos Corvos

Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Empty
MensagemAssunto: Re: Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação)   Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Icon_minitimeQua Nov 05, 2008 3:08 pm

Não é tempestade, na verdade nem houve reclamação alguma sobre vocês terem recuado. Eu falei que o menos empolgante foi o penúltimo combate, inclusive.

O que acrescentei foi uma percepção minha. Por exemplo, durante a invasão daquela primeira sala, acho que n'algum momento na escada, enquanto todos os personagens se concentravam, você recuou com o mago pra bem longe, enquanto todos continuavam na entrada. Eu não entendi bem o motivo, talvez você tenha tido um pressentimento e resolveu recuar. Enfim, não sei.

Pontuo aqui.

Agora falando do Metajogo e a associação à heróis clássicos. Galndalf era temerário por demais, Sam nem se fala e Aragorn quase morreu à beira dum precipício. Lembra? Pura ousadia. Quando me refiro à heroísmo, falo disso, dos feitos que caracterizam um herói.

Mas este nem é bem o caso do D&D. Pra falar a verdade, é possível pra ganhar qualquer combate em D&D sem ser ousado. Só usando o metajogo. Só que pessoalmente não acho legal.

Citação :
Tanta tempestade por causa de uma vez que recuamos me incomoda um pouco. Isso por acaso desmerece ou apaga todas as ações temerárias até agora?

Não desmerecem. Vocês enquanto grupo, estão fazendo aquilo proposto para o jogo Abismo. Mas o que eu entendo por ser temerário, é justamente o que resulta em estupidez quando acaba em falha.


Ex 1: Oldur saltando do precipício. Se ele tivesse conseguido, ficaria bonito de relatar.

Ex 2: Oldur saltando na sala dos Robgoblins. Ele usa um Peitoral de Aço e tem penalidade neste teste, mas mesmo assim saltou. Depois do teste ficamos com aquela sensação de alívio.

São dois exemplos de ousadia, um com falha e outro com sucesso.

Quando o Elrohir saltou pra dentro da sala, foi outro feito bonito também. Ficou bacana de imaginar, de ver, embora ele tenha planejado mal o que fazer posteriormente.

Em suma, como eu disse, o metajogo não é um crime, só tende a deixar tudo mecânico. Não to recriminando ninguém, só apresentando fatos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://abismorpg.blogspot.com
Phalanx

Phalanx


Número de Mensagens : 219
Pontos : 87
Data de inscrição : 16/05/2008

Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Empty
MensagemAssunto: Re: Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação)   Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Icon_minitimeQua Nov 05, 2008 4:29 pm

Acho que é por isso que nosso grupo de jogo de rpg difere de todos os outros que eu ja joguei, nós conseguimos aliar o metajogo, ao heroísmo e a interpretação realística.

Pra mim não houve nada que fizemos neste ou em qualquer outro combate que tenha arranhado o brio "heróico" dos personagens. Mas como dito acima, nós enveredamos por uma interpretação bastante realística, e pessoas reais que percebem reais possibilidades de morrer por uma atitude precipitada tendem a parar e pensar no que vão fazer.

Fazendo ressalva as citações dos heróis literários, eles não enfrentaram condições de "status quo", tão pouco a probabilidade dos dados, um narrador empenhado em criar situações de perigo real para eles e além de tudo eram fruto da imaginação de um autor que queria que suas ações fossem lembradas como heróicas mesmo que fossem impossíveis de serem realizadas.

Saber o momento de recuar numa batalha não é só um ato de inteligência, mas também um ato de heroísmo, pois recuar é estratégico para uma próxima investida e não é fugir covardemente.

Eu defendo o metajogo apenas em raríssimos casos como o do nosso grupo de jogo, pois já vi isso em outras mesas arruinar um jogo.

dito.

PS: Eu não ganho nado no "grito", existem muitas regras que não fazem o menor sentido, e como é de tradição do nosso grupo, nós discutimos e muitas vezes alteramos regras. Eu só exijo sempre que o narrador como juiz dessas regras tome uma posição firme em usar uma regra, pois o que mais me frustra é ver uma regra usada pra me vetar beneficiar um outro Pj ou Npc.
Ir para o topo Ir para baixo
Auran

Auran


Número de Mensagens : 376
Pontos : 125
Data de inscrição : 16/05/2008
Idade : 39

Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Empty
MensagemAssunto: Re: Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação)   Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Icon_minitimeQui Nov 06, 2008 1:43 pm

No combate anterior recuei para conjurar escudo arcano do pergaminho, mas antes de chegar ao topo (para não fazer barulho) o combate começou ToT. Se tivesse conjurado teria forçado passagem e ultrapassado todos. Só não fiz isso mais tarde por não querer gastar o pergaminho com simples guerreiros...
Muquiranismo metajogo detected

Quanto a recuar, só vou poder dizer que seria mais legal ter peitado de frente ou recuado depois que isso acabar.

Devo admitir entretanto que como mestre eu desencorajaria o máximo esse tipo de jogo.
Ir para o topo Ir para baixo
Phalanx

Phalanx


Número de Mensagens : 219
Pontos : 87
Data de inscrição : 16/05/2008

Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Empty
MensagemAssunto: Re: Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação)   Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Icon_minitimeQui Nov 06, 2008 4:15 pm

Qual tipo?

metajogo

peitar tudo, vamos atacar q o q vier é lucro ou

vamos recuar


n entendi
Ir para o topo Ir para baixo
Mirallatos
Admin
Mirallatos


Número de Mensagens : 437
Pontos : 223
Data de inscrição : 27/03/2008
Idade : 39
Localização : Profundezas da Colina dos Corvos

Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Empty
MensagemAssunto: Re: Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação)   Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Icon_minitimeQui Nov 06, 2008 4:36 pm

Galera, joguem do jeito que acharem mais divertido. Isso pra falar a verdade não vai alterar o andamento do jogo em si, só a alegoria. Só saber equilibrar.

Eu nem posso reclamar muito...já tive um Edward jogando na minha mesa. Arr... Razz
Ir para o topo Ir para baixo
http://abismorpg.blogspot.com
Auran

Auran


Número de Mensagens : 376
Pontos : 125
Data de inscrição : 16/05/2008
Idade : 39

Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Empty
MensagemAssunto: Re: Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação)   Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Icon_minitimeQui Nov 06, 2008 6:10 pm

Estava aqui pensando que como mestre, eu ficaria muito frustrado por planejar um tempão uma final battle que fosse difícil, emocionante, bem foda mesma e os jogadores recuassem.

Não imagino quanto
tempo o Ata passou pensando naquele combate. O mago ficando invisível e conjurando, minions arqueiros bem posicionados e o par de soldadinhos protegendo o clérigo que provavelmente era um debuffer (conjurou escuridão/ dissipar magias e aposto que tinha um monte de merda na manga).

Por isso, se eu fosse o mestre, desencorajaria esse tipo de jogo. Afinal eu planejei um encontro difícil, não impossível.

E agora, um pouco mais calmo, não consigo imaginar como o jogo irá proceder. Se os inimigos não vierem atrás de nós tudo o que poderemos fazer e descer novamente. Espero que isso não aconteça, porque ai sim com certeza recuar foi uma opção no mínimo constrangedora (embora que ainda sim útil).
Ir para o topo Ir para baixo
Oldul

Oldul


Número de Mensagens : 460
Pontos : 227
Data de inscrição : 17/05/2008

Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Empty
MensagemAssunto: Re: Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação)   Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Icon_minitimeQui Nov 06, 2008 6:18 pm

Citação :
Pra mim não houve nada que fizemos neste ou em qualquer outro combate que tenha arranhado o brio "heróico" dos personagens. Mas como dito acima, nós enveredamos por uma interpretação bastante realística, e pessoas reais que percebem reais possibilidades de morrer por uma atitude precipitada tendem a parar e pensar no que vão fazer.

concordo com o léo, porém, algo me incomodou um pouco na hora de recuar... foi a falta de interpretação e dramatização das nossas personagens, chegou um momento em que estavamos um pouco cansados, preocupados com o horário e nosso roleplay já não fluia da maneira que ocorreu no primeiro combate, percebe-se que o clima começou a esfriar qnd começaram a surgir muitas piadas, o narrador tb estava cansado, açoes tiveram que ser consultadas nos livros e isso tomou um pouco do tempo e tb do ânimo...

enfim, estamos no estágio final desse capitulo, finalmente vamos ter a chance de descobrir qual é o segredo da colina dos corvos, e tenho certeza que nossa proxima sessão será emocionante, não faltará heroismo, determinação e nossos dados serão abençoados com muitos sucessos decisivos!!!! cheers cheers cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Auran

Auran


Número de Mensagens : 376
Pontos : 125
Data de inscrição : 16/05/2008
Idade : 39

Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Empty
MensagemAssunto: Re: Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação)   Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Icon_minitimeQui Nov 06, 2008 9:22 pm

Falou e disse!
Ir para o topo Ir para baixo
Mirallatos
Admin
Mirallatos


Número de Mensagens : 437
Pontos : 223
Data de inscrição : 27/03/2008
Idade : 39
Localização : Profundezas da Colina dos Corvos

Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Empty
MensagemAssunto: Re: Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação)   Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Icon_minitimeQui Nov 06, 2008 10:05 pm

Enjoei de acessar esse fórum do trabalho. São 22:05 e quero ir pra casa. elephant
Ir para o topo Ir para baixo
http://abismorpg.blogspot.com
Conteúdo patrocinado





Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Empty
MensagemAssunto: Re: Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação)   Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Grid: Estratégia x Heroísmo (E um análise da atuação)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Movimento no Grid - Solucionando Dúvidas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ABISMO  :: Campanha :: Conversando com o Mestre-
Ir para: