ABISMO Campanha de Dungeons&Dragons |
| | Morte, como encará-la? | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Mirallatos Admin
Número de Mensagens : 437 Pontos : 223 Data de inscrição : 27/03/2008 Idade : 39 Localização : Profundezas da Colina dos Corvos
| Assunto: Morte, como encará-la? Sáb Out 11, 2008 11:51 am | |
| Ninguém é inocente. Todo mundo sabe que D&D antes de tudo é um jogo, portanto os personagens estão sujeitos a encontrarem tesouros inimagináveis, ou morrer com um golpe de machado. Porque tudo depende dos dados, bacisamente.
Contudo eu, como mestre, costumo valorizar muito a história do jogo em si, o valor individual de cada personagem no contexto geral. E depois de pensar muito sobre o assunto, concluí que uma morte inesperada na prejudicaria muito o andamento da história. Por outro lado, é muito fácil ignorar alguns dados e conceder uma "ajudinha" para certos personagens. Funciona na primeira vez. Contudo o jogo começa a ficar chato se vocês perceberem que os personagens estão de alguma forma sendo protegidos.
Decidi então, não mexer nas regras de morte e ressurreição, mas gostaria de saber o que vocês pensam sobre. Caso algum personagem morra, como vocês jogadores encarariam? Fariam personagens novos? Tentariam ressuscitar o companheiro mesmo contra vontade do jogador?
Não vou mentir, pode ser que algum personagem morra na campanha, e num momento crítico que ressurreições podem estar inacessíveis, ou alterariam o fluxo do jogo. É bom ter essas possibilidades sempre em mente e encarar tudo de forma madura.
Como vocês encaram? | |
| | | Oldul
Número de Mensagens : 460 Pontos : 227 Data de inscrição : 17/05/2008
| Assunto: Re: Morte, como encará-la? Sáb Out 11, 2008 6:36 pm | |
| Olha, eu tenho a seguinte visão a respeito do assunto, RPG é um passa-tempo diferente, onde ganhar e perder são coisas muito relativas dentro de uma campanha, porém, apesar dessas particularidades rpg ainda é um jogo, e jogar um jogo onde vc sabe que seu personhgem nunca vai ser prejudicado ou morto é muito chato, todo mundo vai ficar virar chuck norris, achar q e deus e rir na cara daquele dragão vermelho ancião pq sabem q o mestre sempre está dando aquela "mãozinha". Não! Pra mim, jogo de rpg bão é aquele em que vc tem muita liberdade com seu personagem e tb muitas responsabilidades, a ação leva a reação e ponto final. O Phalanxo pode vir a morrer na proxima seção por causa de um ato estupido e impensado? Pode. Mas acho bacana isso tb, nossos personagens são heróis mas naum são perfeitos, fazer coisas estupidas e errar faz parte da hatureza humana, e se nós presamos por um jogo que tenha equilibrio entre o fantástico e o real, acho q esse é o caminho, e se caso esse caminho levar a morte de algum personagem, que seja uma morte significativa e que marque os personagens, (e pq naum tb os jogadores) que seja um evento de relevância e, narrado com intensidade e não algo banal. Quanto as ressureições, bem isso depende muito de motivaçõesm clima da estória e etc, não é algo q deva ser uma regra.... ah fulano merreu, vamos ressucita-lo na próxima cidade... é paia! E quanto ao jogador q teve seu personagem morto.... ah foda-se, pega uma borracha, apaga o nome da ficha e faz outro... pronto! Ficar triste ou puto por causa de um pedaço de papel naum rola.... Acho q é issu! essa é minha opinião | |
| | | Phalanx
Número de Mensagens : 219 Pontos : 87 Data de inscrição : 16/05/2008
| Assunto: Re: Morte, como encará-la? Dom Out 12, 2008 2:22 am | |
| Ir atras de itens magicos que brilham no fundo de uma sala cheia de viceras e restos mortais não é um ato estupido!! Quem ia dizer que tinha um Michael lá!?
Sei lá!
Se da pra ressucita, ressucita! Se não apaga e faz outro ué.
O persona é legal, mas outros tbm foram. Esse pelo menos morreu, não foi vitima do esquecimento no fundo de uma gaveta.
Mas já que vc tocou no assunto qual é a sua idéia? | |
| | | Mirallatos Admin
Número de Mensagens : 437 Pontos : 223 Data de inscrição : 27/03/2008 Idade : 39 Localização : Profundezas da Colina dos Corvos
| Assunto: Re: Morte, como encará-la? Dom Out 12, 2008 8:54 am | |
| Toda morte em D&D é estúpida. Estúpida, mas heróica ao mesmo tempo. | |
| | | Auran
Número de Mensagens : 376 Pontos : 125 Data de inscrição : 16/05/2008 Idade : 39
| Assunto: Re: Morte, como encará-la? Dom Out 12, 2008 10:22 am | |
| Não vou mentir. De morte de personagem eu entendo xD.
*Meu primeiro personagem morto foi o Steven o Ladino Licantropo e eu quis que morresse. Foi depois de uma maré de azar muito foda (Uns 5 ou 6 lances de dados sem qualquer valor superior a "6"). Na época aquilo foi a gota d'água. Eu já estava desgostando do PJ porque o tinha feito com uma intenção e acabou se desviando para outro caminho. Então falei para o Ata: - Mate e leve o corpo para não ressuscitarem.
*O segundo e o terceiro personagens que morreram foram na verdade ex personagens que morreram como NPCs. Abandonei-os porque não tinha gostado da ficha. Um era um soldadinho de milicia chamado Erik que criava galinhas e bois e sacrificou-se para permitir que os heróis (os outros PJs) conseguissem ir ao vale do fim, o outro era o Alan, irmão do Agnus (PJ do Leo), que morreu enforcado na frente do irmão. O interessante é que quando a morte dos personagens aconteceram exclusivamente pela mão do Ata ficaram muito legais, pois foram dramáticas e tiveram relevância. *O Trivios era um personagem que gostava muito mesmo não fazendo muito diferença em combate. Quando morreu com uma única bola de fogo, sem nem saber quem, de onde, ou mesmo quando lançou (ele nem viu o que o atingiu e foi para os -15 pvs) fiquei com a sensação de ter sido atingido por uma bala perdida. Não tinha um grande plano para este personagem (ele só queria ir para uma festa) e no fim não me importei muito.
Conclusão: Se a morte for de fato planejada pelo mestre e não um acidente de percurso pode vir a ser uma ferramenta interessante. Sou contra as ajudinhas a não ser em casos extremos como NAQUELA MARÉ DE AZAR quando repentinamente o grupo de 5 nível não consegue matar um único goblin de ND 1/2 em situação de combate normal, pois fica sem graça.
Se o Auran morrer no caminho... Azar. Faria outro. Pela primeira vez, fiz um personagem que quer mais do que salvar o mundo ou se vingar de alguem. Quero ver isso chegar em algum lugar. MAS SE MORRER MORREU. Só não sei se eu gostaria ou aguentaria começar com outro PJ de primeiro nível.
Também não gosto muito de ressureições. Sempre achei elas overpower e em uma campanha só parece legal se for para ressuscitar um NPC que conhece a cura ou algo assim (fazendo parte da campanha). Sair para conseguir ressuscitar um aliado no meio da guerra e ainda com a peste comendo solta está meio fora de cogitação.
Última edição por Auran em Ter maio 26, 2009 1:01 pm, editado 2 vez(es) | |
| | | Phalanx
Número de Mensagens : 219 Pontos : 87 Data de inscrição : 16/05/2008
| Assunto: Re: Morte, como encará-la? Dom Out 12, 2008 10:43 am | |
| Concordo com o Danilo e numero, genero e grau.
Ninguém mais qualificado que ele pra falar sobre o assunto.
Eu fico meio "assim" ainda, na expectativa de morte de um personagem que eu tive um trabalho danado pra construir e que pela história deveria ter um futuro brilhante, mas é assim "acontece na vida, acontece na mesa de rpg"!
Bom, vai ser a primeira vez que eu perco um personagem, ao contrário do Danilo eu tenho a fama de ser um sobrevivente.
inté! | |
| | | Mirallatos Admin
Número de Mensagens : 437 Pontos : 223 Data de inscrição : 27/03/2008 Idade : 39 Localização : Profundezas da Colina dos Corvos
| Assunto: Re: Morte, como encará-la? Dom Out 12, 2008 2:45 pm | |
| Taquepariu hein povo! Palmaspalmas, nao priemos canico! O tópico foi só pra deixar algumas coisas claras e na verdade o que me motivou a criá-lo foi esse excelente artigo sobre morte no site da WoTC. Nao vamos nos precipitar sobre o personagem do Leo, apesar das brincadeiras divetidas que rolam aqui, nao há nada perdido. No mais, os relatos do Danilo mostram como ele amadureceu a idéia da morte durante esses anos de jogo. Eu mesmo também já tive personagens mortos e já até me permiti estragar aventuras interessantíssimas por simplesmente respeitar os dados cegamente. Estupidez de minha parte, hoje sei. Até mais galera. | |
| | | Auran
Número de Mensagens : 376 Pontos : 125 Data de inscrição : 16/05/2008 Idade : 39
| Assunto: Re: Morte, como encará-la? Ter Out 14, 2008 6:11 pm | |
| Mereço um biscoito? ^^ Jogo dia 18. | |
| | | Mirallatos Admin
Número de Mensagens : 437 Pontos : 223 Data de inscrição : 27/03/2008 Idade : 39 Localização : Profundezas da Colina dos Corvos
| Assunto: Re: Morte, como encará-la? Seg maio 25, 2009 8:34 pm | |
| E a bruxa disse: "Haverá uma morte dentre os teus..." | |
| | | Oldul
Número de Mensagens : 460 Pontos : 227 Data de inscrição : 17/05/2008
| Assunto: Re: Morte, como encará-la? Ter maio 26, 2009 12:13 pm | |
| E o calango retrucou: "Poha, eis que ressucitam um tópico morto sobre a morte..." | |
| | | Auran
Número de Mensagens : 376 Pontos : 125 Data de inscrição : 16/05/2008 Idade : 39
| Assunto: Re: Morte, como encará-la? Ter maio 26, 2009 1:03 pm | |
| Eis que penso: Vou processá-la por danos morais.
Então me lembro de interpretar o personagens e tiro satisfações do DONO dela xD. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Morte, como encará-la? | |
| |
| | | | Morte, como encará-la? | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|